Antonieta de Barros: Uma Pioneira na Luta pela Igualdade

Antonieta de Barros, nascida em Florianópolis em 1901, foi uma mulher negra que desafiou as barreiras do racismo e do sexismo para se tornar uma figura histórica de grande importância no Brasil. Professora, jornalista e política, ela foi a primeira mulher negra eleita deputada no país, em 1934, abrindo caminho para outras mulheres e negros na política brasileira.

Sua Trajetória Inspiradora

Nascida em uma família humilde, Antonieta enfrentou as dificuldades da pobreza e do racismo desde cedo. Apesar dos obstáculos, ela se dedicou aos estudos e se tornou professora. Em 1922, fundou o jornal "A Semana", onde defendia a educação como ferramenta de transformação social e lutava pelos direitos das mulheres e dos negros.

  

Fonte: Biografia Antonieta de Barros, professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil, autoria de Jeruse Romão, p. 18.

Sua Luta na Política

Em 1934, Antonieta foi eleita deputada estadual por Santa Catarina pelo Partido Republicano Catarinense (PRC). Durante seu mandato, lutou por diversas causas sociais, como a melhoria da educação pública, a valorização dos professores, o acesso à saúde e à moradia digna. Ela também se destacou por sua defesa dos direitos das mulheres e dos negros, combatendo o racismo e a discriminação de gênero.

Fonte: Biografia Antonieta de Barros, professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil, autoria de Jeruse Romão, p. 14.

Alguns pontos importantes a serem considerados:

  • Filiação Partidária: Durante sua carreira, Antonieta se filiou a diferentes partidos, alguns com inclinações mais conservadoras (como o Partido Republicano Catarinense - PRC) e outros com tendências mais progressistas (como o Partido Socialista Brasileiro - PSB).
  • Posições Políticas: Em seus discursos e projetos de lei, defendia medidas que podem ser interpretadas como de direita, como a valorização da família tradicional, a propriedade privada e a livre iniciativa. No entanto, também defendia pautas sociais como a educação pública de qualidade, a igualdade racial e de gênero e a proteção dos trabalhadores, o que a aproxima de ideais também de esquerda.
  • Contexto Histórico: É importante contextualizar sua atuação no período em que viveu, marcado pelo autoritarismo e pela repressão política. Naquele contexto, as opções partidárias eram limitadas e nem sempre representavam com fidelidade as convicções individuais.
 
Foto - Antonieta de Barros com a bancada de Deputados Estaduais que elegeram Nereu Ramos (ao centro) como Governador do Estado em 1935
Fonte: livro - Perfis Parlamentares: Nereu Ramos.

Um Legado Inesquecível

Antonieta de Barros faleceu em 1952, aos 50 anos, deixando um legado de luta e inspiração para as futuras gerações. Sua trajetória pioneira demonstra a força da perseverança e da determinação na luta por um mundo mais justo e igualitário. 

Reflexões para o Futuro

A história de Antonieta de Barros nos convida a refletir sobre a importância da representatividade na política e na sociedade. Ela nos ensina que a luta pela igualdade racial e de gênero é fundamental para a construção de um país mais justo e democrático.

Para saber mais sobre Antonieta de Barros

Compartilhe este artigo e ajude a manter viva a memória de Antonieta de Barros, uma mulher que lutou por um futuro melhor para todos!

Postar um comentário

0 Comentários